segunda-feira, 1 de agosto de 2011

IVA RIBEIRO É "A PESSOA" - TV ARTPONTO




IVA RIBEIRO É:"A PESSOA"



IVA RIBEIRO É: A PESSOA
COORDENADORA DO CENTRO CULTURAL
MESTRE ASSIS DE EMBU


Ivanilde Castanhar Ribeiro, não precisou muito para se tornar Iva Ribeiro, não foi só buscar no próprio nome de batismo, não! Simplificando-o. Nem ter sido coordenadora da Biblioteca Municipal de Embu das Artes. Seu pseudônimo de sonoridade única veio de um insite genial. Iva sabia que o acesso das pessoas a ela, ficaria mais objetivo e prático, se usasse o pseudônimo. O nome ficou mais sonoro do que o de Harry Porter! Olha gente! Não é brincadeira não, essa é uma verdadeira expert em dirigir e coordenar atividades culturais, Embu das Artes não pode prescindir de um talento como este, é único!
Iva Ribeiro é "A Pessoa" e não se acha!
Já faz dois meses que veio para o Centro Cultural Mestre Assis, isso depois de estar atuando a três anos junto da Secretaria de Cultura da cidade. Esta é a área, mais xodó de Chico Brito.
Traz em seu currículo vinte anos de dedicação e trabalho junto ao publico. Preocupa-se e muito com a melhoria de seu meio. Preciso ajudar a manter o que já está bom e melhorar o que está por ser feito junto aos meus cidadãos. Essa afirmação é uma frase que bem poderia se tornar um clássico.
Evolui por mérito de atuação embora minha especialidade seja coordenar eventos, eu sei bem como organizá-los. Por exemplo: A 1ª Festa Country de Embu das Artes e Boi no Rolete um evento sertanejo, como muita música, em 2007.
Na festa de Santa Cruz, anual, Iva participa ativamente organizando, coordenando e decorando, ela é artesã de mão cheia e confecciona as flores que decoram todo o palco e o espaço que forma o cenário do rico evento.
Não podem confundir as flores com a própria Iva, ela também é flor, mas só que alem de seu perfume ela abre um contagiante sorriso aos visitantes da magnífica festa. Tanto é assim que todos voltam na edição seguinte.
Eu vi e conferi, na entrevista ficou difícil conversar com ela sem me emocionar. Mas quando ela deixou a sala em que estávamos e foi passar um café com as próprias mãos, ai então eu pude concluir que toda a riqueza de espírito de Iva é o que torna sua presença no Centro Cultural, uma importante referencia aos aficionados das artes e visitantes da estância. Ela é autentica!
No ambiente de cultura, aqui do Centro Cultural, precisamos dar aos artistas, não só toda, mas sim atenção especial. Eles são muitos e fazem o espírito da cidade enriquecer e embelezar-se. Estão sempre em nosso espaço com muitas solicitações que realmente precisam ser atendidas, cabe a nós não decepcioná-los.
Nós sempre temos projetos para atrair visitantes e interessados em cultura e eles surgem sempre de uma necessidade para expor ideias. Toda semana apresentamos ao publico um evento cultural, artístico ou ecológico.
Notícias de nossos eventos se espalham por todo o país. Pelo mundo também.
Iva Ribeiro lembra-nos que o prefeito Chico Brito se preocupa e muito, com os eventos, Copa do Mundo e Olimpíadas. Além do fato de a cidade já estar recebendo a Universidade Federal. O leque de oportunidades que irão surgir para a cidade é muito grande. Nós estamos atentos para não perder nada, principalmente no âmbito cultural e ecológico. Para nossa população, toda e qualquer melhoria deve ser computada como necessidade absoluta, às vezes não tão urgente. É para ela que nosso prefeito governa.
Nós temos promovido parcerias com entidades que estão dispostas a colaborar com nossos projetos, mesmo estando fora de Embu, Isso porque queremos ver nossos artistas aparecendo e ganhando oportunidades de reconhecimento, dos críticos e dos apreciadores. Estes nós consideramos tão importantes como os próprios artistas, afinal de que adianta o belo sem quem o aprecie. Essas pessoas estão em todos os lugares fora de Embu, queremos chegar até elas.
Nós promovemos, também, eventos que recebem artistas, intelectuais e estudiosos de todo o país, muitas vezes até do exterior. Por exemplo, na Teia de Cultura, vieram de todos os cantos para participar.
Nós oferecemos formação, com aulas de música, de artes plásticas, teatro, dança etc. São três Centros Culturais que atuam em uníssono sem parar, para atender todos os anseios, interesses culturais e gostos. Esperamos ver nossos cidadãos saírem pelo mundo, como Embuenses ilustres. Se me permitirem, vou usar a expressão popular, pretendemos gerar tantos artistas que vão sair até pelo ladrão.
O interesse pela cultura e pelas artes aqui em nossa cidade é muito grande, tanto que isso acaba refletindo em nossa educação, também. Os jovens são esforçados, eles atuam com compromisso e responsabilidade, frequentaram e colaboram com eventos culturais variados e nunca falham, são muitos ativos e frequentes.
Realmente, a continuar assim, logo nossa cidade, Embu Das Artes, vai se consolidar como uma verdadeira Capital Cultural Brasileira. Graças a Deus!
Líbano Montesanti Calil Atallah

Ivaribeiro.icr@hotmail.com



A REVISTA É UM ÓRGÃO DA
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

_________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  

WWW.TVARTPONTO.COM


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah