sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

FANG E A DOAÇÃO DE OBRA SUA AO MASP - LÍBANO MONTESANTI CALIL ATALLAH

O MASP, Museu de Arte de São Paulo, recebe por parte da Justiça Federal de São Paulo e por determinação do juiz federal Fausto Martin De Sanctis, a doação de duas obras significativas, do patrimônio artístico cultural brasileiro. 
As obras foram confiscadas e em seguida encaminhadas ao MASP.
Uma das obras representa um cavalo branco solto e pastando, intitulado "Cavalo Na Natureza" do autor Chen Kong Fang.
A segunda é de autoria de Francisco Rebolo Gonzáles, intitulada "Rua Com Igreja".
O fato é que na época da doação, em 14/12/2010, estava entre nós e ainda visitava a Feira de Antiguidades, todos os domingos, o artista Chen Kong Fang. Ele fazia questão de estar comigo no Stand 39, nós desenhamos juntos, debatemos sobre questões que envolvem o tema Arte no Mundo de Hoje. 
Uma de suas ultimas frases foi elaborada diante de uma obra minha, de cunho acadêmico, o tema evidentemente era "Iconografia Paulistana", neste momento salientei que meu trabalho dentro deste gênero era um compromisso que assumi com meu pai Líbano Calil, desde menino e que não havia argumento que me fizesse desistir, mas que ao mesmo tempo eu desenvolvia trabalho plástico, que eu insisto em chamar de "ATUAL".
O Fang interferiu afirmando que a arte pode voltar a se conduzir através de valores acadêmicos, hoje desconsiderados, dado ao avanço dos valores estéticos, abandonados após o Modernismo. Pontuou a questão com a frase: “Na arte é assim quem sabe... sabe quem não sabe vai ter que aprender”.
Hoje o que me entristece é o fato de o conceituado artista não estar mais entre nós, pois no final de 2012, veio a falecer surpreendentemente. Tive esta notícia no momento em que visitava a New York Galery, instalada no Shopping Iguatemi.
Um de seus principais discípulos, hoje com um trabalho exclusivo e que faz um sucesso incrível é o artista plástico Sou Kit. Esse ainda nos prestigia nos visitando no MASP.
Eu gostei muito da solução apresentada pelo juiz Dr. De Sanctis, que deixa uma obra de bom quilate para um acervo totalmente democrático. Parece que ela passa a nos pertencer realmente. O mesmo acontece com a obra de Rebolo, lógico!


 FANG COM LUCIANO, DESENHANDO UM DE SEUS CAVALOS, NO STAND 39 DA FEIRA DE ANTIGUIDADES DA PAULISTA, 2012. 

Hoje o desenho pertence a Líbano Calil.


SOU KIT, DICÍPULO DE FANG E LÍBANO CALIL EXPOSITOR E ARTISTA PLÁSTICO

_________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  

WWW.TVARTPONTO.COM


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah