sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CARRERA EM MONTANHA - CIRCUITO METROPOLITANO - ETAPA SERRA DE ITABERABA



CIRCUITO METROPOLITANO
DE CARRERA EM MONTANHA
ETAPA
SERRA DE ITABERABA


Este final de semana, DOMINGO 17/01/2013, foi muito especial e empolgante, uma novidade, o acontecimento de uma prova pedestre aqui na região da Serra de Itaberaba.

NAVAL FREITAS - DIRETOR DA PROVA 

Os organizadores entendem que aproximar a população de seus valores ecológicos é essencial, principalmente nesta época em que a humanidade vive seu momento mais crítico, podendo até perecer. Além do óbvio que é o culto à saúde e bons costumes.
Aqui onde estamos estabelecidos, na Estrada da Penhinha em Arujá, notamos, a bem da verdade, que a natureza vem se mostrando forte e reagindo ao progresso urbano. Por incrível que pareça temos uma cadeia alimentar completa. Até exemplares de suçuarana já foram apreciados por aqui. Um deles, ainda filhote.
Nossa população aprendeu a respeitar a natureza e seus animais, que vem se multiplicando, buscando abrigo, proteção e alimentação, até com certa folga. Bichos que nunca imaginamos ver por estas paragens, agora vivem se exibindo para o deleite de todos nós. Sagüis, tucanos, papagaios, maritacas, jacutingas, cachorros do mato, macacos, sucuris, serpentes de muitas espécies, etc.
Nada de mal então começarmos a enaltecer esse santuário, protegido por lei que é o Parque Estadual de Itaberaba, nas divisas entre Arujá, Santa Izabel, Guarulhos, Mairiporã e Igaratá, mas pouco conhecido dos moradores de toda a região e principalmente da Grande São Paulo, que nem imagina a beleza e preciosidade do manancial ecológico, que por aqui está protegido eternamente.

PARTIDA E CHEGADA

A entidade esportiva Ritmo Certo (www.ritmocerto.esp.br) vem nos brindar com o evento “Circuito de Carrera Metropolitana – Serra de Itaberaba”. Seus diretores Srs. Naval Freitas, Ulisses Serafim, desenvolvedor Web e cronometragem e José Roberto Fortes, diretor de percursos cuidam magistralmente dos eventos, desta feita juntos com o clube de motociclistas e trilheiros Todo Mundo Brasil, com sede aqui na Estrada da Penhinha e sob direção de Chaker Atallah, trilheiro experiente que alem de profundo conhecedor das trilhas mais desafiadoras e ainda presta socorro técnico e manutenção das motos associadas. Chaker, Gibran Calil Atallah e Érico Alves (Ballet), também participaram como suporte e como guias de percurso ou Staffs. O Gibran relatou que em determinado momento teve que resgatar um atleta com tornozelo torcido, não foi nada grave, foi da trilha até a saída contatou a ambulância que o seguiu a um ponto do percurso, até onde um veículo de quatro rodas tivesse acesso. Esperou pelo Gibran que trouxe o atleta de um ponto mais difícil, na garupa até o local onde era esperado pelo resgate. O Staff Érico Alves (O Ballet), resgatou outro atleta que deslocou o ombro, também sem nenhuma gravidade. O Gibran e o Ballet foram aplaudidos e tiveram reconhecimento de todos os participantes, além de ganharem o título de “ANJOS DE MOTO”.

GIBRAN


ÉRICO ALVES (BALLET)
A largada foi às nove horas deste domingo, na Estrada do Ouro Fino km 10, 5, município de Santa Izabel.







Abaixo o calendário de eventos Ritmo Certo

Calendário 2013

Circuito Metropolitano 2012/2013
4ª Etapa. 20/01/2013 - Santa Isabel - Serra do Itaberaba
5ª Etapa. 24/02/2013 - Etapa Rústica - Pq Ecológico do Tietê
Premiação Circuito 2012/2013 - 09/03/2012 - Local a definir
Circuito Metropolitano de Carrera em Montanha 2013
1ª Etapa. 23/03/2013 – Guarulhos - Sítio Flor da Montanha, Marmelo.
2ª Etapa. 12/05/2013 – Guararema - Local a define
3ª Etapa. 14/07/2013 - Mogi das Cruzes - Pico do Urubu
4ª Etapa. 15/09/2013 – Biritiba Mirim - Pedra do Sapo
5ª Etapa.  20/10/2013 - Suzano Baruel – Estrada do Viaduto
6ª Etapa.  08/12/2013 – Santa Isabel – Subida do Itaberaba
Premiação do Ranking 2013 - 21/12/2013, Local a Definir.
Eventos avulsos organizados pela Ritmo Certo:
2ª Corrida de Carnaval - 03/02/2013 -  9 km Parque Ecológico Tietê.
42 km, 21 km, 10 km - 16/06/2013 -  Campos do Jordão
42 km, 21 km, 10 km -18/08/2013 -  Mogi das Cruzes, Tênis Club.
2ª Corrida XV de Novembro - 15/11/2013 - 10 km, Parque Ecológico do Tietê.
ATENÇÃO: as datas acima podem sofrer alterações sem aviso prévio, seja por inviabilidade técnica ou força maior.
As classificações você pode acompanhar através do site www.ritmocerto.esp.br.


É muito gratificante ler textos que divulgam o Parque Estadual do Itaberaba e citam a importância da fauna e da flora. Tenho certeza que eventos realizados de forma controlada e unidos a educação ambiental trazem diversos benefícios e provam que podemos ser sustentáveis. Então parabenizo o autor da publicação, os organizadores do evento e o representante do Turismo de Aventura e Eco turismo, Rafael Morais, que apesar de não ter sido citado, foi quem entrou em contato com o Ritmo Certo e apresentou as trilhas da Serra para a realização do evento.

Realmente a senhora Sidneia Maciel tem toda a razão, eu já havia conversado com Naval e foi na entrevista que ele me notificou sobre o projeto do secretário Rafael Morais. Logo depois de receber esta nota no comentário, fui conversar com o Chaker meu filho que não poupou o referido representante de Turismo de Santa Izabel de todos os elogios. Para ser claro observou que são pessoas muitos legais, alem de afirmar que é projeto do governo de Santa Izabel, incentivar o turismo no município. Uma boa novidade, até para ser seguido, como exemplo, pelos seus vizinhos.
Da minha parte, fico ao inteiro dispor para esclarecimentos suplementares e no aguardo de mais notícias sobre futuros eventos. Faremos todo o possível para servir e acompanhá-los.
Grande abraço aos Izabelenses!
Espero, em breve tempo, estar em contato pessoal com os senhores.

Líbano Montesanti Calil Atallah

_________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  

WWW.TVARTPONTO.COM


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah