sexta-feira, 5 de abril de 2013

BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN - A REVISTA

Neste sábado, na USP, as autoridades brasileiras como: Ministra da Cultura, Marta Suplicy, senador Eduardo Suplicy, prefeito de São Paulo Fernando Haddad, Fernando Henrique Cardoso, Secretário de Cultura de São Paulo Marcelo Mattos Araújo, os Livreiros Bibliófilos Líbano e Maristela Calil, etc. Estiveram presentes ao Campus da Universidade de São Paulo para prestigiar a inauguração da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.










Na ocasião do evento os palestrantes discursaram sempre enaltecendo a figura impar de José Mindlin. Acadêmico e Bibliófilo. Antes nunca um Bibliófilo pisou, como Acadêmico naquela Entidade. Falaram de todos os preparativos para a construção do magnífico edifício projetado por Eduardo Almeida e Rodrigo Loeb Mindlin, desde os esboços até o de se fazer erguer naquele campus um centro cultural, que por suas características e origens fosse único e atraente. Tudo partiu dos sonhos e projetos do colecionador José Mindlin.
Sua Biblioteca particular passou agora a ser administrada por equipe pública e de altíssimo gabarito. São os quarenta mil livros raros, que relatam pormenores da história e da cultura brasileira, que o referido bibliófilo colecionou ao longo de oitenta anos de dedicação, com todo cuidado e esmero, em resgatar as obras que comporiam o inédito acervo que se tornou a partir de agora um ícone de nossa cultura. Lembramos que junto do acervo se instalou um complexo laboratório para preservação e restauração de livos antigos.
No mesmo prédio instalou-se, também, o Instituto de Estudos Brasileiros, o auditório com trezentos lugares, Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, Biblioteca de Obras Raras e Especiais da USP. 


Acredito, podemos dizer isso sim, que de agora em diante o brasileiro poderá referir-se a sua cultura tendo como lastro essa Biblioteca exposta. A ministra da Cultura, nesta mesma ocasião, incluiu em seu discurso a promessa de tornar a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, que por hora encontra-se em total abandono, mais um centro de referência para todos nós.
Parabéns aos familiares Mindlin que fizeram cumprir sua promessa de Projeto Cultural relevante.
Esperemos que todos visitem o acervo e o divulguem aos quatro ventos.

Líbano Montesanti Calil Atallah

_________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  



artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah