terça-feira, 14 de maio de 2013

“COLECIONADOR” TEM MAURO ZOLKO E ENOCK SACRAMENTO EM SUA DIREÇÃO E CURADORIA - LÍBANO MONTESANTI CALIL ATALLAH



“COLECIONADOR”
TEM MAURO ZOLKO E ENOCK SACRAMENTO EM SUA DIREÇÃO E CURADORIA

Todos já ouvimos falar de Enock Sacramento?

Sim, ele é um escritor, critico de arte, professor, colecionador de obras da arte, etc., etc.
Agora outra pergunta: E o Mauro Zolko?
Esse eu quero garantir que é um galerista de primeira linha, todo seu acervo, que é muito grande, foi escolhido a dedo, peça por peça.
Mauro é conhecido no ramo das artes e não é de hoje, pois sempre frequentou os ambientes reservados aos conhecedores do verdadeiro belo artístico. Por isso em uma determinada ocasião, quando teve a oportunidade, fez gestão junto à artista René Léfèvre e acabou comprando todo o rico acervo de suas próprias obras que nunca se dispusera a vender. A partir deste fato e junto de Enock compuseram a obra, super bem editada que conta toda a história da afamada artista paulistana e ilustrada com quase todas as obras que pintou e que ficaram a disposição do Mauro. 
Esse livro é de fato um documentário único, sobre René e que a coloca como uma artista brasileira top.
Não parou por aí, Mauro sabendo detalhes da vida da já citada artista, resolveu negociar com o Restaurante Via Castelli, em Higienópolis instalado exatamente na casa que foi residência de René Léfèvre, sede da chácara onde hoje está construído, o já dito, bairro tradicional.


Imaginemos em que tempo, Heim?!
Resolveu-se então, juntos, inaugurarem uma exposição retrospectiva, como uma póstuma homenagem a René, com suas obras remanescentes e ainda constantes na coleção de Mauro, mais exatamente aquelas que retratam antigas paisagens do bairro. Lembro bem de ter visto em uma parede a obra Sobrado em  São Luiz que ilustra a capa do livro “Maranhão: São Luiz e Alcantara” ilustrado por René e com texto de Odylo Costa. É um documentário curiosíssimo e que chama muito a atenção dos frequentadores do restaurante que adoram examinar as obras ao mesmo tempo em que também estão instalados em suas mesas. O problema é dos garçons que são sempre solicitados a informarem sobre os quadros, mas o Mauro está sempre presente e ajuda também  nessa tarefa.


No sábado, em 28/04/2013 estive presente, a convite de Mauro e Enock, para colher informações e compor essa matéria, ao mesmo tempo em que aceitei convite para almoçar junto com eles. Invejem, pois estava divino, não só pelo ambiente do restaurante que curiosamente preserva a jaqueira plantada por René em seu pomar, no quintal da casa, ela tem seu tronco enorme bem no meio das mesas.
A conversa era sobre Cultura Artística, ainda por cima, em meio a exposição dos trabalhos de René.


Senhores: saibam que depois de um pequeno referendo nós resolvemos caminhar até o Espaço Buenos Aires, onde Mauro Zolko instalou a Galeria Colecionador. Em exposição estão autores célebres como Antonio Poteiro, Fang, Waldomiro de Deus, Su Kit, etc.
A Galeria é espaçosa e bem iluminada, principalmente pela luz do dia, isso permite melhor exame e apreciação das obras pelos visitantes e espectadores.






O espaço fica na Rua Alagoas, 493, em Higienópolis, bem de frente para a Praça Buenos Aires, que com todo o seu exuberante verde adentra o espaço artístico tornando-o único no mundo.
Mauro Zolko sabe escolher e receber.
Olhem bem! Vão lá tomar um cafezinho com Mauro, o homem das artes, esse é o desafio!


Líbano Montesanti Calil Atallah

_________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  



artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah