Le Conte de Beauvoir
(BEAUVOIR, Ludovic, Comte de)
“VOYAGE AUTOR DU MONDE”
Java – Siam – Canton
Paris
E. Plon et Cie
1878
Frontispício com double-page, ou precedido de bela gravura com monumental portada e tema referente aos lugares visitados pelo autor. Encadernado em couro marroquim, gravado a ouro, ferro frio e percalina original de época, perfeitamente preservada, existe sim alguns mínimos defeitos, quase imperceptíveis e que em nada comprometem a aparência da clássica obra de Beauvoir. As bordas das páginas estão ricamente douradas com folhas do precioso metal, aplicado conforme as exigentes regras da época, isto é com clara de ovo. Ao vermos o livro fechado, nos damos conta do quão é belo seu acabamento em estética perfeita.
Em sua segunda edição e com todos os melhoramentos exigidos pelos exigentes franceses.
As preciosas gravuras sobre madeira de topo foram confeccionadas pelos maiores artistas gravadores da época.
As preciosas gravuras sobre madeira de topo foram confeccionadas pelos maiores artistas gravadores da época.
Com apenas 19 anos, Beauvoir embarcou com seu amigo de infância, o duque de Penthievre, para uma viagem ao redor do mundo, de 1865 a 1867, que o levou à Austrália, Índias Orientais holandesas (hoje Indonésia), Sião (atual Tailândia), China, Japão e Estados Unidos.
Após retornar a França, em 1867, ainda muito jovem o prodigioso viajante, escreve definitivamente a obra, baseado obviamente, em suas anotações do caderno de viagem.
Faz constar do texto suas aventuras caçando crocodilos, rinocerontes em Java, relata a surpresa e admiração com o modus vivendi dos reis e príncipes javaneses, com seus trajes típicos e exóticos. Visita as impressionantes minas de ouro em Victoria.
Participa de cerimônia fúnebre solene, com reis e autoridades em Sião, narrando depois como eram executados os hinos, danças e rituais de incineração de um monarca morto.
Antes de partir para a América visita Hong Kong e Macau, países de origem dos chineses que emigraram para a Califórnia.
O jovem Conde De Beauvoir narra com detalhes em seu minucioso texto, de forma muito moderna e progressista, impressionando seu povo, assim emplacou sua obra com sucesso total, obrigando seus editores a providenciar esta nova edição.
Aos domingos
estamos expondo
na
Feira de Antiguidades do MASP
Stand 39
a partir das 10 horas
fale com nossa diretoria
LÍBANO MONTESANTI CALIL ATALLAH
artponto.org@terra.com.br
______________________________________________________
______________________________________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah